Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Qualidade da educação no Ensino Fundamental é foco do Boletim 5

  • Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 17h31
  • Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 17h39

Com apenas 3 dos 62 municípios com resultados satisfatórios no ranking da qualidade do Ensino Fundamental, o Amazonas precisa estar atento à educação de seus jovens. É o que aponta o Boletim Nº 5 do projeto Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Amazonas que analisa os dados da Prova Brasil de 2017, uma avaliação para identificação da proficiência dos alunos de 4º e 9º ano nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Realizada a cada dois anos, a Prova Brasil auxilia o Ministério da Educação o direcionamento de suas políticas públicas, pois abrange questionários para professores e gestores que alimentam a base de dados federal.

No âmbito da pesquisa, o Atlas ODS utilizou a referência indicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) para avaliar o indicador existente no ODS 4, que trata da Educação de qualidade. De acordo com a instituição, a avaliação realizada para o 9º ano indica qual o nível de ensino e os pesquisadores utilizaram esta referência para analisar os dados dos municípios do AM com a média nacional. Os municípios de Manaus (39,78%) e Itapiranga (40,82%) conseguirem superar a média nacional de aproveitamento que é de 39,5%, em Língua Portuguesa. Já em Matemática, apenas Apuí (39,63%) se destaca ultrapassando a média brasileira (36,9%).

O gráfico desenvolvido na pesquisa pode ser acessado aqui.

De acordo com a pesquisadores em Políticas Públicas para Educação, Angélica Karlla Marques Dias, o indicador é uma métrica que nã considera a realidade local e é bastante claro que existe uma deficiência no ensino fundamental no interior do Amazonas. 

"Os dados apresentados pelo INEP revelam o baixíssimo desempenho dos estudantes amazonenses e a triste realidade local que resultam de um conjunto de situações que levam ao baixo desempenho discente e, até ao baixo acompanhamento pedagógico, pelo poder público responsável", disse Dias.

“O Amazonas pode ter alcançado uma determinada meta, mas quando se olha os municípios individualmente podemos descobrir que a grande maioria dos municípios não alcançou a meta. Por exemplo, Manaus tem praticamente metade da população do estado. Nós estamos comparando o desempenho dos nossos estudantes com a média nacional. Estudando os resultados dos municípios encontramos dados bastantes preocupantes. Poucos municípios alcançam a média nacional e estamos indicando a situação mais crítica à defasagem e desempenhos dos nossos estudantes de escolas rurais”, destacou o Prof.º  PhD Henrique dos Santos Pereira, Coordenador geral da pesquisa.

O Boletim está disponível neste link e pode ser consultado publicamente. A pesquisa utilizou para a análise os microdados da Prova Brasil disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (INEP). Em breve, esses dados estarão disponíveis no site do projeto Atlas ODS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página