Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Saiba mais sobre o evento auto-organizado Diálogos Amazônicos

  • Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 18h59
  • Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 19h05
imagem sem descrição.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO CLIQUE AQUI

Data e local: 5 de agosto. Hangar Centro de Convenções, Belém/PA.

Título: O Papel estratégico das tecnologias sociais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS da agenda 2030 na Amazônia

Organizadores: Fiocruz, Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Mamirauá, Saúde Alegria, Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA

Parceiros:  Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Universidade Federal do Pará (UFPA),Universidade Federal do Amazonas UFAM , Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS), Instituto Peabiru, Fórum municipal de economia solidária e Instituto Acariquara. 

Contextualização

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é uma conclamação para todos os habitantes do planeta à ação para combater a desigualdade, a fome e a pobreza; para mitigar e aumentar a resiliência aos efeitos da mudança climática; para preservar e restaurar a biodiversidade e os ecossistemas terrestres e marinhos; para assegurar que toda a humanidade possa desfrutar de paz e prosperidade global.

Já percorremos quase a metade do tempo pactuado para implementação da Agenda. Para alcançarmos os objetivos desta agenda, precisamos de mais ciência, tecnologias, inovações e processos inovadores de transformação social orientados para as pessoas e o planeta voltados para um futuro social e ecologicamente sustentável. As trajetórias de inovação ainda predominantes excluem um significativo número de pessoas dos benefícios dos avanços tecnológicos e sociais, desprezam o saber produzido pelas comunidades locais, e produzem, em sua grande parte, impactos econômicos, ambientais e sociais que afetam de forma desproporcional os grupos mais vulneráveis, elevando a iniquidade e deixando, cada vez mais, pessoas para trás.

É imperativo, portanto, encontrar e partilhar soluções transformadoras dos processos de produção e consumo, que não só resolvam as questões locais, mas também sirvam como processos de transformação social e tecnológica a serem apropriadas, replicadas, ou adaptadas em outras regiões e transformadas em políticas públicas para a prosperidade, equidade e sustentabilidade. As tecnologias sociais se inserem no acervo de possibilidades de soluções sustentáveis para a produção de uma vida melhor para as pessoas e para o planeta.

O conceito de Tecnologia Social (TS), aqui adotado, compreende produtos, técnicas e/ou metodologias transferíveis, desenvolvidas pelas/com as comunidades, que representem soluções efetivas para os desafios apresentados pelo ambiente e vida social.

Inovação compreende tanto a incorporação de novos produtos e processos tecnológicos, como novas formas de prática e organização sociais. Nesse sentido, esses processos serão tratados de forma articulada, onde o campo das tecnologias emergentes, da sabedoria tradicional, das inovações organizacionais, de práticas sociais e de políticas públicas interagem para um fim comum.

A proposta de evento auto-organizado está em sintonia com a oferta realizada pelo o Brasil para que o município sedie a CÚPULA DA AMAZÔNIA (8 e 9 de agosto de 2023), e com a luta pelos direitos humanos, que é um componente indissociável da luta pelo desenvolvimento sustentável na região.  Neste contexto, o evento O Papel estratégico  das tecnologias sociais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS da agenda 2030 na Amazônia”, pretende dar sequência e fortalecer um processo duradouro de consulta e diálogo de membros de governo e social civil dos países da bacia amazônica para apreciar os avanços e desafios da TSs, conhecer tecnologias e inovação social, acelerar a apropriação de novas tecnologias e promover o protagonismo das comunidades nos processos de inovação e formulação de políticas, através de metodologias de co-criação, ciência cidadã e governança compartilhada.

Objetivo: Refletir e ampliar o debate nacional e internacional sobre a relevância das tecnologias sociais, integrando os atores sociais, aliando o saber tradicional e científico, para o alcance dos ODS, no contexto amazônico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página