Coari e o último município do ranking iODS apresentado pelo Atlas
Texto: Emilly Evellyn Lima de Seixas e Gabrielle Araújo dos Santos
Curso de Relações Públicas - UFAM
Especial para o site do projeto
Coari ocupa o último lugar no índice de desenvolvimento sustentável, conforme destacado no ranking de desempenho dos 62 municípios do estado no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O ranking foi lançado na manhã desta terça-feira (29), no Mirante Lucia Almeida, como parte do projeto de extensão Atlas ODS da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A cidade de Coari (a 363 km de Manaus), segunda maior economia do estado, atrás apenas da capital, somou apenas 41,3 pontos em uma escala de 0 a 100 no ranking do índice ODS. O município apresentou um desempenho inferior ao de cidades mais isoladas geograficamente, como destacou o pesquisador Bruno Lorenzi. “Silves, Carauari e São Sebastião do Uatumã são municípios que a gente sabe que têm um acesso mais complexo em relação aos da região metropolitana e, mesmo assim, demonstraram um desempenho bastante interessante”, afirmou Lorenzi.
O dados estão disponíveis no hotsite: https://www.iodsamazonas.com.br/
Conhecido como a "terra do gás natural", o município de Coari apresentou um desempenho preocupante em índices como infraestrutura e desenvolvimento (30 de 100) e empregos dignos e desenvolvimento econômico (1 de 100). Esses dados contrastam com a realidade econômica local, já que Coari registrou um PIB de quase 3,4 milhões de reais em 2021, conforme divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Redes Sociais